Segurança alimentar é tema do Dia Mundial da Saúde

Comment

Saúde da família

destaque_alimentacaoHoje, 07 de abril, é comemorado o Dia Mundial da Saúde. A data, celebrada pelos 191 países que fazem parte da Organização Mundial da Saúde (OMS), tem como tema este ano a segurança alimentar.

De acordo com a OMS, existem mais de 200 doenças que podem ser originadas pelo consumo de alimentos contaminados. De diarreias a cânceres, causadas por bactérias, vírus, parasitas ou substâncias químicas, cerca de 350 mil pessoas por ano morrem em decorrência da ingestão desses alimentos.

A cobrança pela segurança alimentar recai, normalmente, sobre produtores e governo. Contudo, podemos adotar, em casa, medidas simples para reduzir os riscos de contaminação:

  • Limpeza: lavar as mãos antes de manusear alimentos, é fundamental. Para os vegetais, é necessário lavá-los e deixa-los de molho em água com hipoclorito de sódio por 30 minutos.
  • Cuidado na hora de comprar: na hora de escolher o produto no supermercado, é preciso conferir se eles estão estocados de maneira correta, pois já podem estar infectados.
  • Cozinhar bem os alimentos: os alimentos devem ser bem cozidos, pois o calor acima de 100°C é capaz de matar diversos micro-organismos.
  • Não misturar alimentos: alimentos crus devem ser mantidos longe de alimentos cozidos, assim não há risco de contaminação.
  • Respeitar a temperatura de armazenamento de cada alimento: nas embalagens vêm especificando como deve ser o armazenamento do alimento, e a temperatura indicada deve ser respeitada, pois mantê-la mais alta ou mais baixa pode contribuir para a proliferação de micro-organismos.

Fonte: Equipe Editoral Boa Saúde

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *