Terapia por telefone é tão eficaz quanto convencional

Comentar

Comportamento

Se você faz terapia, com certeza vai ao consultório de seu analista pelo menos uma vez por semana. Pois saiba que é possível conseguir os mesmos resultados via telefone. Pesquisa realizada no Reino Unido e publicada na revista PLoS ONE, mostra que a terapia cognitiva pelo telefone é tão eficaz quanto uma seção face-a-face no consultório.

Utilizando dados de 39.000 pacientes, os pesquisadores compararam os resultados da Terapia Comportamental Cognitiva (TCC) convencional e pelo telefone. Para quase a totalidade dos entrevistados, exceto para um grupo bem definido de portadores de doenças mais graves, a terapia por telefone foi tão eficaz quanto a face-a-face, e o custo por sessão foi de 36,2% menor.

O sistema de sistema de saúde do Reino Unido já está testando técnicas de treinamento para os psicólogos, voltadas estritamente para dar-lhe capacitação para o atendimento pelo telefone. Segundo os pesquisadores, é uma forma de tornar os serviços de saúde mental mais acessíveis aos pacientes.

No Brasil, as sessões virtuais de psicoterapia são proibidas, seja via telefone ou internet.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>