Principais ameaças da saúde relatadas pela OMS no ano de 2019

Comment

Saúde da família

destaque_medicaEm sua lista das 10 principais ameaças globais à saúde para 2019, a Organização Mundial da Saúde (OMS) identificou doenças não transmissíveis como diabetes, câncer e doenças cardíacas como um grave perigo, causando mais de 70% das mortes em todo o mundo e afetando desproporcionalmente e países de renda média. A OMS observou que essas doenças às vezes exacerbam os problemas de saúde mental entre os jovens, o que pode levar ao suicídio.

Um contribuinte para doenças não transmissíveis é a poluição do ar, que a OMS considera o maior risco à saúde ambiental. Respirar o ar poluído causa anualmente 7 milhões de mortes prematuras por doenças como câncer, derrames e doenças cardíacas e pulmonares.

A lista também inclui várias ameaças de doenças infecciosas. Ele menciona o vírus Ebola, que causou dois surtos no ano passado na República Democrática do Congo, e a dengue, uma ameaça que vem crescendo há décadas. Apesar do progresso, o HIV ainda tira a vida de 1 milhão de pessoas todos os anos. Além disso, uma pandemia de gripe pode ocorrer a qualquer momento.

A lista com as 10 principais ameaças pode ser encontrada no AQUI.

Fonte: JAMA. 2019;321(11):1041. DOI: 10.1001/jama.2019.1934.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *