Nova vacina contra a malária pode ser feita com saliva de mosquito

Comentar

Fitness

A malária é transmitida através da picada dos mosquitos, que passam o parasita Plasmodium falciparum para a corrente sanguínea dos humanos. Uma das estratégias mais promissoras para o desenvolvimento de novas vacinas contra essa doença é buscar a fonte da doença dentro do corpo do mosquito e assim desenvolver os componentes chave da vacina.

Um novo estudo desenvolvido pelo pesquisador Stephen L. Hoffman criou mosquitos dentro de laboratórios que foram infectados com a malária mas mantidos livres de outras doenças. As glândulas salivares desses insetos foram retiradas para o desenvolvimento da vacina. Em experimentos com animais, a vacina intravenosa fez com que 71% deles desenvolvessem imunidade contra a malária.

Resta saber se a vacina funcionaria em seres humanos e se ela poderia ser efetivamente aplicada em grandes populações. A malária é responsável pela morte de um milhão de pessoas por ano em todo o mundo.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>