Quer se exercitar, mas tem muita preguiça? Então chame seus amigos ou vizinhos! Segundo pesquisadores da Escola de Enfermagem de Ribeirão Preto (EERP) da Universidade de São Paulo (USP), a companhia de vizinhos e amigos serve para estímulo da prática de atividades físicas.
Contudo, a pesquisa mostra, também, que a falta de locais apropriados, ou se os locais próprios para prática de atividade física forem muito distantes da residência da pessoa, mesmo a companhia pode não ser suficiente para estimular a prática de exercícios físicos.
O estudo envolveu portadores de Diabetes mellitos tipo 2 que foram orientadas a considerar o ambiente físico e social próximo da sua casa ou em seu bairro. Os resultados mostraram que quando o ambiente não proporciona condições para realização de atividades físicas, nem a companhia de amigos serve como estímulo.
Isso, de acordo com os pesquisadores, é um problema, pois a prática de atividade física é fundamental aos diabéticos, pois traz benefícios para a saúde mental e o controle glicêmico. Como ambientes propícios, os participantes do estudo citaram praças, calçadas, parques, academia, clube e campo de futebol.
Fonte: Agência USP de Notícias, 18 de março de 2016