Morar perto de lanchonetes de fast food aumenta risco de obesidade em crianças

Comment

Dieta Obesidade Saúde do adolescente Saúde do bebe e da criança

Ter uma lanchonete de fast food próximo de casa pode aumentar as chances de a criança desenvolver obesidade. É o que mostra estudo da Faculdade de Medicina da Universidade de Nova York, nos Estados Unidos.

Os pesquisadores analisaram dados de crianças de 5 a 18 anos de idade e descobriram que entre aqueles que moravam a meio quarteirão de uma lanchonete de fast-food, 20% eram obesos e 38% estavam acima do peso. Entre as crianças que moravam a meio quarteirão de lojas que vendiam alimentos não saudáveis, 21% eram obesas e 40% estavam acima do peso.

Para cada meio quarteirão ou mais de distância entre a casa e lojas que não vendem alimentos saudáveis, as taxas de obesidade caíam entre 1% e 4%. Os pesquisadores ressaltam que mesmo uma ligeira queda nas taxas de obesidade pode salvar milhares de crianças da obesidade na idade adulta e, consequentemente, de problemas de saúde associados, como aumento do risco de doenças cardíacas, diabetes e morte prematura.

O estudo é o maior até o momento em obesidade urbana infantil nos Estados Unidos, e os pesquisadores acreditam que as descobertas podem apoiar políticas que mantêm lojas de fast-food e lojas que vendem alimentos não saudáveis a uma distância mínima de complexos habitacionais ou bairros com altos índices de obesidade.

O estudo não encontrou aumento no risco de obesidade com base na distância da casa de uma criança a supermercados e restaurantes. Dessa forma, os pesquisadores acreditam que o que coloca as crianças em risco de obesidade é a facilidade e rapidez com que podem obter fast-food.

Fonte: Obesity, Oct. 29, 2019.

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *