Melhor aptidão física reduz risco de câncer na meia idade

Comment

Saúde da família

9july00Homens de meia idade com alto nível de aptidão física têm menor risco de câncer de pulmão e câncer colorretal. Além disso, um bom condicionamento físico foi associado à melhoria na taxa de sobrevivência em homens diagnosticados com determinados tipos de câncer.

A pesquisa, realizada por médicos em Vermont e no Texas, envolveu mais de 14.000 homens com idades entre 46 e 50 anos. A resistência cardiovascular dos participantes foi testada através de corridas na esteira entre os anos de 1971 e 2009, com intervalos de 6,5 anos.

Ao longo deste período, diagnósticos de câncer e taxas de sobrevivência foram monitorados. A análise mostrou que homens com altos níveis de aptidão tiveram 55% menos probabilidade de serem diagnosticados com câncer de pulmão do que aqueles com menor preparo físico. Altos níveis de aptidão foram também associados com 44% menos chances de desenvolver câncer colorretal. Contudo, não foram observados efeitos sobre as taxas de câncer de próstata.

Publicado na revista JAMA Oncology, o estudo mostrou que, aos 65 anos, o risco de morte é 32% menor para aqueles com altos índices de aptidão física no final dos 40 anos.

Fonte: UPI, 27 de março de 2015

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *