Grande parte dos bebês não dorme bem durante a noite

Comentar

Saúde do bebe e da criança Sono

destaque_bebePesquisa publicada na revista Pediatrics buscou examinar o efeito do número de horas de sono durante a noite em bebês e o desenvolvimento mental e psicomotor, além do humor e amamentação, e os resultados mostraram que a maior parte das crianças com menos de um ano de idade não dormiam bem durante a noite.

Os pesquisadores utilizaram relatos maternos para avaliar o período de sono ininterrupto mais longo do bebê e qual a relação com o método de alimentação. Foram usados dois critérios diferentes para determinar o sono das crianças durante a noite: seis ou oito horas de sono ininterrupto. Os índices de desenvolvimento mental e psicomotor (Escala Bayley de Desenvolvimento Infantil II) e humor materno (Escala de Depressão do Centro de Estudos Epidemiológicos) foram medidos aos 6, 12 e 36 meses de idade.

Os resultados mostraram que 27,9% dos bebês não dormiam seis horas ininterruptamente, e, quando avaliados para oito horas de sono diretas, esse percentual sobe para 57,0%. As regressões lineares não revelaram associações significativas entre o sono noturno e o desenvolvimento mental concomitante ou tardio, o desenvolvimento psicomotor ou o humor materno. No entanto, dormir durante a noite foi associado a uma taxa muito mais baixa de amamentação.

Fonte: Pediatrics. Volume 142. Issue 6. DOI: 10.1542/peds.2017-4330.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>