Quais os efeitos a longo prazo do tratamento hormonal para crescimento?

Comment

Saúde do bebe e da criança

O tratamento com hormônio de crescimento na infância tem sido associado ao aumento da mortalidade e morbidade cardiovascular em adultos nascidos pequenos para a idade gestacional (PIG) em comparação com a população geral, mas esses riscos não foram comparados com grupos de controle não tratados. Estudo objetivou investigar a saúde metabólica e cardiovascular longitudinal em adultos nascidos PIG após a interrupção do tratamento com hormônio de crescimento.

Investigou-se longitudinalmente o perfil metabólico e de saúde cardiovascular de 167 adultos nascidos PIG e previamente tratados com hormônio de crescimento durante os 12 anos após a cessação da medicação. Os parâmetros metabólicos e cardiovasculares foram avaliados com o teste de tolerância à glicose intravenosa frequentemente amostrado, os lipídios séricos e a pressão arterial foram medidos, a composição corporal foi determinada por absorciometria de raios-x de dupla energia e a gordura visceral foi medida por ressonância magnética. Com aproximadamente 30 anos de idade, comparou-se o perfil de saúde metabólica e cardiovascular de adultos nascidos PIG e previamente tratados com hormônio do crescimento (PIG-HC) com 219 adultos não tratados: 127 nascidos PIG com baixa estatura persistente (PIG-BE) ou que alcançaram estatura normal – até a estatura típica do adulto (PIG-EN), e 92 nascidos adequados para a idade gestacional.

Durante 12 anos de acompanhamento, os adultos PIG-HC mantiveram a função normal das células β e mostraram um aumento na sensibilidade à insulina, massa gorda, colesterol total e pressão arterial. Por volta dos 30 anos, esses parâmetros atingiram níveis semelhantes aos de adultos PIG-BE. Por volta dos 30 anos de idade, os adultos PIG-HC também apresentavam parâmetros metabólicos e de saúde cardiovascular semelhantes aos dos adultos nascidos apropriados para a idade gestacional, com exceção da menor massa corporal magra e concentrações mais altas de lipídios séricos adversos, como colesterol.

Assim, com aproximadamente 30 anos de idade, os adultos PIG-HC tinham um perfil metabólico e de saúde cardiovascular semelhante ao dos adultos não tratados nascidos PIG ou apropriados para a idade gestacional, indicando a segurança metabólica e cardiovascular a longo prazo do tratamento com hormônio de crescimento para crianças nascidas PIG com baixa estatura.

Fonte: The Lancet Child & Adolescent Health. DOI: 10.1016/S2352-4642(22)00240-1.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *