Deficiência de vitamina D pode estar associada à fraqueza muscular em idosos

Comment

Saúde do idoso

A deficiência de vitamina D está associada a problemas de saúde muscular em adultos mais velhos, mostra estudo realizado no Trinity College Dublin, na Irlanda. Manter a saúde muscular ajuda os idosos a manter sua independência, mobilidade e qualidade de vida. Também reduz o risco de quedas e fragilidade.

Foram analisadas mais de 4.100 pessoas, com 60 anos ou mais, na Inglaterra. Cerca de quatro em cada dez com deficiência de vitamina D apresentavam fraqueza muscular – o dobro do nível encontrado entre aqueles que tinham níveis adequados da vitamina.

O desempenho muscular prejudicado foi três vezes mais comum entre aqueles com deficiência de vitamina D (25,2%) do que aqueles com vitamina D adequada (7,9%). Análises posteriores mostraram que a deficiência de vitamina D aumentou significativamente as chances de comprometimento da força e desempenho muscular.

O estudo também confirmou os benefícios do exercício. Os participantes que praticavam atividade física moderada regular eram muito menos propensos a ter baixa força muscular e desempenho físico. Os pesquisadores ressaltam que manter a função muscular é fundamental para a qualidade de vida, e muitas vezes é algo esquecido na promoção do envelhecimento saudável.

Fonte: Journal of Clinical Interventions in Aging. DOI: 10.2147/CIA.S222143.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *