Consumo de vegetais pode ajudar a preservar a saúde de vasos sanguíneos em idosas | Blog de Boa Saúde

Consumo de vegetais pode ajudar a preservar a saúde de vasos sanguíneos em idosas

Comentar

Saúde da mulher

destaque_saladaEstudo realizado por pesquisadores da School of Medical and Health Sciences e da University of Western Australia, ambas na Austrália, mostrou que o consumo de vegetais pode ajudar a preservar a saúde dos vasos sanguíneos de mulheres idosas.

O estudo envolveu quase mil mulheres com idade mínima de 70 anos que preencheram questionários sobre o consumo diário de vegetais. As respostas variaram entre nunca e três ou mais vezes ao dia. Os tipos de vegetais incluíam cebola, alho, alho-poró, cebolinha, feijão, vegetais verdes folhosos, vegetais crucíferos e vegetais amarelos, alaranjados ou vermelhos.

As voluntárias foram submetidas a ultrassonografias para medir a espessura das artérias carótidas e a quantidade de placas que essas continham. Os resultados mostraram que as paredes das artérias carótidas das mulheres que comeram mais vegetais eram cerca de 0,05 milímetros mais finas do que aquelas que consumiam nenhum ou menos vegetais.

De acordo com os pesquisadores, essa diferença pode ser considerada significativa, já que uma diminuição de 0,1 milímetros na espessura da parede da carótida foi associada a um risco de 10% a 18% menor de acidente vascular cerebral (AVC) e ataque cardíaco.

Em média, cada meia-dose adicional de vegetais ingeridos em um dia foi associada a quase 1% da parede da artéria carótida mais fina. O maior benefício parece vir de vegetais crucíferos, incluindo repolho, couve de Bruxelas, couve-flor e brócolis. Os resultados indicam que estes legumes podem estar ligados a menos espessamento das artérias carótidas, especialmente as localizadas no pescoço.

Fonte: Journal of American Heart Association, 04 de abril de 2018.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>