Publicidade

Artigos de saúde

Impetigo

© Equipe Editorial Bibliomed

Neste artigo:

- Como é feito o diagnóstico de Impetigo?
- Qual o tratamento?

O impetigo é uma doença infecciosa altamente contagiosa, que ocorre principalmente em crianças entre 2 e 5 anos de idade.

A doença se caracteriza por múltiplas pequenas lesões (bolhas) na pele, que podem coçar e disseminam-se rapidamente para todo o corpo.

Existem duas formas de Impetigo: Bolhoso e Não-Bolhoso. O Impetigo Não-Bolhoso costuma desaparece espontaneamente após cerca de 2-3 semanas, mas é considerado mais contagioso que o Impetigo Bolhoso.

Como é feito o diagnóstico de Impetigo?

O diagnóstico é feito pelo médico a partir do exame clínico.

Alguns exames podem ser solicitados para avaliar a possibilidade de doenças similares.

Qual o tratamento?

Inicialmente, o objetivo é diminuir o desconforto e melhorar a aparência da pele, evitando o alastramento da infecção na própria pessoa ou para aquelas que têm contato com ela. Para tanto, podem ser empregados antibióticos na forma de cremes, pomadas ou comprimidos por via oral.

Se não for tratado, o impetigo costuma desapacer espontaneamente após duas semanas. Contudo, dependendo do sistema de defesa da pessoa afetada, a infecção pode se alatrar e complicar com problemas nos rins, nas articulações, nos gânglios ou nos pulmões, entre outros locais.

Copyright © 2008 Bibliomed, Inc. 10 de novembro de 2008

 



Publicidade

Dicionário Médico

Digite o termo desejado

buscar

Ou clique na primeira letra do termo: