Artigos de saúde

Rotavírus

© Equipe Editorial Bibliomed

Neste Artigo:

- Quais os sintomas da infecção por Rotavirus?
- Como é feito o diagnóstico?
- Como a infecção intestinal por Rotavirus é tratada?
- É possível evitar a infecção por Rotavirus?
- A criança pode sofrer vários episódios de infecção por Rotavirus, mas o primeiro costuma ser o pior.

A infecção intestinal por Rotavirus pode causar desidratação rápida. A propagação do vírus ocorre a partir do contato com as fezes de uma criança infectada. Os vírus podem sobreviver por vários dias em brinquedos, objetos, berços e outras superfícies, facilitando a contaminação.

Quais os sintomas da infecção por Rotavirus?

Os sintomas se inicial 1-2 dias após a exposição ao vírus. Os vômitos costumam ser a primeira manifestação da doença, seguidos de febre e diarréia. A diarréia tem um aspecto de "água de arroz" e pode parecer volumosa demais para uma criança tão pequena. Na maioria dos casos, a diarréia dura cerca de 4-8 dias, mas nos casos mais graves pode chegar a durar algumas semanas.

A diarréia intensa associada aos vômitos pode levar a criança rapidamente a um estado de grave desidratação – daí a importância da avaliação médica e do tratamento adequado o quanto antes.

Como é feito o diagnóstico?

O médico estabelece o diagnóstico da diarréia por Rotavirus com base nos sinais e sintomas da criança. Se necessário ou em caso de dúvidas, pode-se realizar um exame de fezes para confirmar o diagnóstico.

Como a infecção intestinal por Rotavirus é tratada?

A criança deve ser mantida confortável bem hidratada. Dê o tanto de colo que ela quiser, troque as fraldas e as roupas com freqüência. Devido ao volume da diarréia, a higiene pode ser melhor executada com água corrente (p.ex.: ducha no banheiro). Tome os devidos cuidados para evitar assaduras.

Para evitar a desidratação, o medico poderá recomendar soluções específicas de rehidratação oral. Estes líquidos são melhores que a água, pois a água simples não é capaz de repor todos os nutrientes e sais minerais que a criança precisa naquele momento.

A maioria dos especialistas não recomenda o uso de soluções de rehidratação oral para adultos ou refrigerantes, pois estes líquidos não apresentam uma concentração ideal de nutrientes para crianças pequenas.

Se a desidratação se tornar grave, a criança deve ser levada a um local de atendimento de urgência. Os principais sinais de desidratação grave incluem:

  • Sonolência intensa
  • Falta de interesse nas brincadeiras
  • Boca e língua secas
  • Olhos fundos, sem lágrimas
  • Respiração rápida
  • Aumento do ritmo cardíaco
  • Ausência de urina por mais de 12 horas

É possível evitar a infecção por Rotavirus?

A principal medida preventiva consiste em lavar as mãos de modo minucioso e com freqüência. Contudo, mesmo isto pode não ser suficiente, e os estudos mostram que praticamente todas as crianças sofrem pelo menos 1 episódio de infecção intestinal por Rotavirus até os 5 anos de idade.

A criança pode sofrer vários episódios de infecção por Rotavirus, mas o primeiro costuma ser o pior.

Nos últimos anos, foi aprovado nos EUA uma vacina capaz de proteger contra a infecção por Rotavirus. O esquema vacinal consiste em 3 doses, aplicadas aos 2, 4 e 6 meses.

aplicadas aos 2, 4 e 6 meses.

Copyright © 2011 Bibliomed, Inc. 21 de novembro de 2011