Artigos de saúde

Adenóides

© Equipe Editorial Bibliomed

Neste Artigo:

- O que uma pessoa com ‘Adenóides’ sente?
-
Como os problemas nas adenóides são tratados?

As Adenóides são estruturas localizadas na parte posterior da passagem nasal que atual no sistema imunológico. Elas capturam e destroem bactérias que tentam penetrar no corpo pelo nariz, mas não são peças essenciais da defesa do organismo. Além disso, ajudam no desenvolvimento de resistência (imunidade) contra futuras infecções.

O que uma pessoa com ‘Adenóides’ sente?

Em crianças, as adenóides são proporcionalmente maiores que em relação a qualquer outra idade. Algumas vezes, bloqueiam parcialmente a passagem nasal, resultando em coriza, respiração pela boca ou formação de catarro mucoso na passagem nasal. Este muco pode causar coriza durante o dia ou tosse à noite, quando a criança se deita.

O fluxo mucoso também podem bloquear os tubos que comunicam a passagem nasal aos ouvidos médios (tropas de Eustáquio), causando diminuição da audição e possibilitando infecções (Otites).

Como os problemas nas adenóides são tratados?

Comprimidos ou gotas nasais de anti-histamínicos ajudam a reduzir a congestão nasal. As gotas nasais não devem ser utilizadas por mais de 4 dias de cada vez, pois podem causar irritação ou secura excessiva no nariz, piorando o distúrbio.

Se a surdez ou a infecção do ouvido médio persistem após terapia com antibióticos, o(a) médico(a) pode recomendar a remoção cirúrgica das adenóides (adenoidectomia). A operação é relativamente simples.

As adenóides costumam crescer novamente após a remoção cirúrgica, mas raramente atingem o tamanho original.

Copyright © 2010 Bibliomed, Inc.                                             08 de abril de 2010