Publicidade

Artigos de saúde

Desmame do Peito para a Mamadeira

A Idade do Bebê

Se decidiu desmamar o bebê, será melhor esperar até que ele tenha pelo menos seis meses. Se o bebê tiver menos de 6 meses, será melhor desmamá-lo do peito para a mamadeira e não para um copo.

Sugestões para o Desmame do Peito para a Mamadeira

- Carregue o bebê e o acaricie enquanto dá a mamadeira. Faça com que a alimentação com mamadeira seja tão gostosa e cômoda quanto a amamentação ao seio. Uma coisa que você não deve fazer é acomodar a criança com mamadeira em uma cadeirinha infantil, cadeira alta, etc., e afastar-se.
- Planejamento: Gaste todo o tempo que você e seu filho necessitem. O desmame gradual permite que o bebê possa adaptar-se e permite também que a produção de leite diminua gradualmente, evitando a congestão dos seios.
- O amor e o afeto são necessários todo o tempo, mas são especialmente importantes durante as mudanças traumáticas para o bebê, tais como o desmame.
- Algumas mães experimentam uma leve depressão quando desmamam o bebê, como resultado das alterações hormonais relacionadas à produção de leite.
- Recomenda-se o uso de uma fórmula fortificada com ferro até que o bebê tenha pelo menos 1 ano de idade, para prevenir as anemias por deficiência de ferro.
- As dificuldades do desmame podem ser devido a muitos fatores, incluindo o estresse, as alterações drásticas na hora de comer ou dormir e as doenças. Se estes problemas forem apresentados, espere que a situação melhore ou que a sensação passe e a seguir continue com o processo de desmame.
- Para o bebê, a primeira mamada da manhã e a última da noite geralmente são as mais difíceis de deixar. Desmame-o destas por último.
- Logo você saberá quais as mamadas são as que menos interessam ao seu bebê, e quando ele tem menos apetite. Omita primeiro estas mamadas.
- A rapidez do desmame dependerá de seu bebê. Porém, em termos gerais, é melhor começar substituindo uma única mamada por uma mamadeira, e a seguir esperar de 5 a 7 dias e então, se a criança se adaptou bem à mudança, substituir a próxima por outra mamadeira.
- Se houver congestão dos seios pela redução da freqüência das mamadas, permita que a criança sugue de 15 a 30 segundos em cada seio para aliviar o incômodo. Porém, não dê o seio por mais tempo, porque isto estimularia a produção de leite e, portanto, pioraria a congestão.
- Permitir que o pai e os irmãos dêem a mamadeira ao bebê não apenas ajudará a criar um vínculo afetuoso entre eles, mas também diminuirá o seu trabalho.
- Se você precisar desmamar o bebê antes dos 6 meses, acostume-o gradualmente ao uso da mamadeira 2 ou 3 vezes por semana, após o bebê ter completado um mês de vida.

Escrito por Kate Capage.
Copyright 1999 Clinical Reference Systems



Publicidade

Dicionário Médico

Digite o termo desejado

buscar

Ou clique na primeira letra do termo: