Notícias de saúde

Quais os motivos para o desmame precoce?

13 de dezembro de 2013 (Bibliomed). A amamentação traz benefícios para o bebê e para a mãe. Em contrapartida, crianças que não se alimentam de leite materno podem sofrer com vários problemas de desenvolvimento. As causas da não amamentação ou desmame precoce são diversas e incluem vários fatores que devem ser considerados.

Pesquisadores da Universidade Estadual do Ceara listaram os fatores que desencadeiam o desmame precoce, ou seja, antes dos seis meses indicados para o aleitamento exclusivo. O estudo buscou, também, mostrar os motivos das lactantes para o abandono da amamentação.

O estudo foi qualitativo com levantamento das referências feitos em quatro bases de dados, das quais foram retirados 34 artigos, sendo excluídos sete devido ao não detalhamento sobre o desmame precoce.

Os principais determinantes analisados e alegados pelas lactantes para o abandono precoce do aleitamento materno foram o uso frequente de chupeta, o alto nível socioeconômico, o trabalho da mãe, a insegurança e a falta de experiência desta na amamentação e problemas com o leite e com as mamas, além da falta de apoio psicossocial.

Segundo os pesquisadores, a falta de acompanhamento e aconselhamento médico adequado e de apoio, especialmente familiar, são fatores importantes para o desmame precoce.

O nível de conhecimento materno sobre os benefícios do leite materno e da importância de amamentar a criança exclusivamente até os seis meses de vida foram considerados bons, mas algumas lactantes vivenciaram dificuldades, nas quais se percebem contradições entre posicionamentos favoráveis e desfavoráveis, dúvidas e dificuldades à prática do aleitamento materno.

Fonte: 36º Congresso Brasileiro de Pediatria, 08 a 12 de outubro, Rio de Janeiro, Brasil

Conheça os benefícios da amamentação em Boa Saúde

O nordeste brasileiro tem alto índice de desmame precoce. Saiba mais em Bibliomed

Copyright © 2013 Bibliomed, Inc.

Faça o seu comentário
Comentários