Publicidade

Artigos de saúde

Prevenção dos Traumas de Cabeça em Crianças

A maioria das lesões de cabeça saram, mas os danos ao cérebro geralmente são permanentes. Pode-se prevenir muitas lesões graves tendo as seguintes precauções:

- Quando dirigir coloque seu filho num assento de segurança. Caso ele pese mais de 20 quilos, use um assento de segurança auxiliar. Não use o cinto nem o assento normal do automóvel até que ele pese 30 quilos. Nos EUA, atualmente, todos os estados contam com leis da segurança para as crianças e com razão: diminuíram as lesões em 80% e as mortes em 90%.
- Para evitar atropelamentos, ensine seu filho a olhar para os dois lados antes de atravessar uma rua ou avenida. Ensine-o a usar o sinal e não atravessar a rua correndo. A maioria das crianças não pode atravessar a rua sozinha antes dos 7 ou 8 anos.
- Nunca deixe seu bebê a sós em lugares altos como camas, sofás, mesas de trocar fraldas ou mesas de consultórios. Seu bebê pode virar inesperadamente e cair de cabeça.
- Mantenha a beirada do berço alta. Logo que o bebê possa espichar-se e segurar a beirada do berço, abaixe o nível do colchão.
- Não compre um beliche. Se já tiver um, não deixe crianças menores de 6 anos subirem ou use uma proteção lateral. Certifique-se que a armação do beliche seja suficientemente forte para evitar que o colchão caia. Não permita que seus filhos brinquem no beliche.
- Não compre um andador. Os andadores não ajudam a desenvolver o andar. 35% das crianças pequenas que usam andadores sofrem acidentes que precisam de atendimento de emergência.
- Não deixe seu filho sem ninguém tomando conta num carrinho de supermercado.
- Coloque uma grade fixa sobre as escadas. Mantenha as escadas livres de objetos. Quando seu filho começar a usar a escala, ensine-o a apoiar-se no corrimão.
- Mantenha as portas da rua e do sótão fechadas. Coloque uma tranca adicional longe do alcance da criança.
- Se morar nos andares superiores de um edifício, instale proteções e trancas nas janelas.
- Não deixe crianças menores sob a supervisão de um irmão agressivo.
- Sempre dê uma olhada quando seu filho estiver brincando do lado de fora da casa, até que você tenha certeza que ele vai ficar no quintal (4 ou 5 anos). Não espere que uma criança de 3 anos cumpra a promessa de que não vai fugir para a rua.
- Não ensine seu filho a andar de bicicleta até que ele tenha idade suficiente (7 ou 8 anos) para entender aspectos da segurança tais como paradas de emergência e direito de passagem.
- Nunca permita que seu filho ande de bicicleta sem capacete. É perigoso conduzir veículos para qualquer tipo de terreno de motos, ainda que se use capacete.
- Proiba trampolins. Graves acidentes têm acontecido ainda que sob estreita supervisão.

Escrito por B.D. Schmitt, M.D., autor de "Your Child's Health", Bantam Books.
Copyright 1999 Clinical Reference Systems



Publicidade

Dicionário Médico

Digite o termo desejado

buscar

Ou clique na primeira letra do termo: