Artigos de saúde

Calçados

As seguintes informações podem ajudar-lhe a tomar melhores decisões quando você tiver que comprar sapatos para seu filho pequeno.

Sapatos ou pés descalços

- O único objetivo dos sapatos é a proteção contra lesões, frio, ou queimaduras (de superfícies asfaltadas quentes). Os sapatos são necessários somente quando seu filho caminha por terrenos ásperos. A criança que anda dentro de casa, na areia ou no quintal não precisam de sapatos.
- Antes que seu filho começe a andar, mantenha seus pés aquecidos com meias ou botinhas de lã durante o inverno.
- Uma vez que ele começe a andar, preferirá andar descalço devido ao melhor sentido de onde estão seus pés para equilibrar-se. Os sapatos podem dificultar sua aprendizagem em caminhar.

Tipos de calçados

- Quando seu filho finalmente precisar de calçados, compre tênis ou outro sapato com solado flexível que permita o livre movimento do pé. Os tênis têm vantagens quanto a comodidade, ventilação e excelente tração. Muitas marcas são econômicas e fáceis de lavar.
- Durante o primeiro ano de caminhada, os mocassins são melhores que os sapatos de lona.
- Os sapatos de segunda mão podem ser usados se servirem e estiverem em boas condições (os solados ainda seja antiderrapante). Não é verdade que os sapatos com padrão de desgaste anterior nos calcanhares provoquem dores nos pés ou pernas.
- O calçado caro não tem nenhuma vantagem para 99% das crianças. Guarde seu dinheiro para algo mais importante.
- Os saltos são dispensáveis em qualquer idade, podendo causar quedas nos primeiros dois anos.
- Os sapatos de cano alto são inúteis e as crianças que os usam são objetos de pilhérias dos colegas. Às vezes, a criança pode precisar de tênis de cano alto para evitar que seus pés fiquem saindo dos outros sapatos.
- Até as crianças com pés chatos raramente precisarão de sapatos com salto especial. Os tênis servem para a maioria destas crianças.

Medida e ajuste do calçado

- Com um pouco de prática, a maioria dos pais pode determinar se um sapato fica bem ou não. Confira o peso de seu filho e compre sapatos compatíveis. O sapato deverá ser um pouco maior que o pé da criança. A largura estará correta se puder beliscar a beirada do sapato na parte mais larga do pé. A área do salto deverá ser suficientemente ajustada para evitar que o sapato mexa para cima e para baixo na caminhada. A flexibilidade máxima deverá ser onde o pé se dobra e não no meio do sapato.
- Nas crianças em crescimento, os sapatos começam a ficar apertados antes mesmo de se acabarem. Durante o segundo ou terceiro ano de vida, a medida do sapato pode mudar três vezes em um ano. Reavalie o ajuste a cada dois meses.

Escrito por B.D. Schmitt, M.D., autor de "Your Child's Health", Bantam Books.
Copyright 1999 Clinical Reference Systems