Publicidade

Artigos de saúde

Prevenção à Mordidas de Cães e Outros Animais

Escolha um animal de estimação que seja amistoso e tolere as crianças. Os cães Pit Bull Terrier podem ser extremamente perigosos. Os cães Pastor Alemão, Dobermann e São Bernardo não são bons animais de estimação para crianças em termos gerais. Não se arrisque.

Ensine a seu cão os comandos "deitar" e "sentar". Ensine seus filhos a darem estas ordens, não tocarem animais estranhos ou que estejam dormindo, não interferirem em brigas de cães, não se aproximarem de um cão quando o mesmo estiver comendo.

As crianças menores de 4 anos de idade sempre devem ser supervisionadas quando na presença de cães e gatos. Nunca permita que elas provoquem os animais.

Crianças menores de 1 ano não devem ter animais em casa. Alguns animais de estimação já atacaram crianças pequenas por sentirem ciúmes delas. Existem relatos extraordinários a respeito de recém-nascidos que foram sufocados por gatos.

Proteja seu animal de estimação, vacinando-o contra a raiva anualmente. A primeira dose de vacina normalmente é dada quando o animal tem 3 a 4 meses de idade.

Ensine seu filho a não correr ao fugir de um animal desconhecido pois o movimento rápido pode despertar o instinto predatório de um cão e fazê-lo perseguir e possivelmente atacar a criança.

Nunca tenha animais selvagens como animais de estimação. Por exemplo, furões já desfiguraram o rosto de crianças pequenas com suas mordidas.

Escrito por B.D. Schmitt, M.D., autor de "Your Child's Health" Bantam Books.
Copyright © 1999 Clinical Reference Systems



Publicidade

Dicionário Médico

Digite o termo desejado

buscar

Ou clique na primeira letra do termo: