Notícias de saúde

Como manter seu pet calmo durante tempestades

01 de novembro de 2012 (Bibliomed). Tempestades e chuvas fortes podem ser assustadoras para bichinhos de estimação. Veja algumas dicas para manter seu cão ou gato calmo e feliz durante essas situações.

É extremamente importante estar atento ao comportamento do animal. Seu pet dará sinais de que está amedrontado. Eles ficam facilmente assustados, mas às vezes as indicações podem ser sutis.

Gatos colocam as orelhas para trás e o rabo para baixo. Cachorros podem bocejar. “Se o seu cachorro está bocejando em um momento estranho, na maioria das vezes em que isso parece deslocado, esse é um grande sinal de que eles podem estar ansiosos”, explica Kristen Collins, da American Society for the Prevention of Cruelty to Animals (algo como Sociedade Americana de Prevenção de Crueldade Contra Animais). Também é comum que cães e gatos fiquem inquietos, andando muito.

Fornecer distrações também pode ajudar o bichinho. Brinque com ele e deixe-o cansado. Dessa forma ele irá dormir e não verá a tempestade. Televisões e outros aparelhos que emitem sons também podem ajudar, já que o barulho pode disfarçar os ruídos da chuva.

Pode ser interessante também manter as comidas favoritas do gatinho ou do cachorro à disposição. Para cães, em especial, isso funciona muito bem. Brinquedos e alimentos que exigem que eles mastiguem são especialmente benéficos, já que o movimento da mastigação e das mordidas relaxa o cachorro.

Além disso, o dono deve estar atento ao seu próprio comportamento. Animais são muito bons na leitura da linguagem corporal. Se eles percebem que o dono está com medo, eles também ficarão ansiosos e nervosos. Manter a tranquilidade ao lado do bichinho o ajudará a ficar calmo.

Fonte: Live Science, 29 de outubro de 2012

Copyright © 2012 Bibliomed, Inc.

Faça o seu comentário
Comentários