Notícias de saúde

Dia Nacional da Campanha de Vacinação Anti-rábica é amanhã

20 de Setembro de 2002 (Bibliomed). Cerca de 15,5 milhões de cães e 3,5 milhões de gatos devem ser imunizados amanhã, no Dia Nacional da Campanha de Vacinação Anti-rábica. Os animais devem ser levados aos postos de vacinação, montados em escolas, igrejas, postos de saúde, centros comunitários e praças públicas. A vacina pode ser aplicada em qualquer cão ou gato, a partir dos dois meses de idade, mesmo se estiver doente ou prenha. A vacinação anti-rábica é anual, mas não há contra-indicação se o animal for vacinado mais de uma vez no mesmo ano. Quem não puder vacinar seu animal de estimação durante a campanha deve procurar as secretarias municipais de Saúde.

A vacinação animal é a principal forma de prevenção da raiva humana, doença letal em 100% dos casos. Os cães e os gatos são responsáveis por cerca de 95% dos casos de transmissão da doença para o homem. Os outros 5% são transmitidos por animais silvestres, como morcegos, raposas e macacos. Em 2000, foram registrados 1.227 casos de raiva canina e em 2001, 794 ocorrências. Até agosto deste ano, foram confirmados 405 casos. No ano passado, foram registrados 21 casos de raiva humana em todo o país, e até agosto deste ano, foram oito ocorrências. Quando uma pessoa é agredida por um animal, é fundamental que ela procure atendimento médico, para receber vacina ou soro. Em 2001, mais de 447 mil pessoas foram agredidas por cães no país.

A Fundação Nacional de Saúde (Funasa) distribuiu mais de 23,8 milhões de doses da vacina anti-rábica para os estados, exceto Santa Catarina e Rio Grande do Sul, que têm a enfermidade controlada. O Paraná realizará a vacinação apenas nas áreas de fronteira com o estado de São Paulo, Mato Grosso do Sul e Paraguai. O custo aproximado das vacinas é de R$ 13,1 milhões, e outros R$ 9,71 milhões foram gastos para operacionalizar a campanha.

Copyright © 2002 Bibliomed, Inc.

Faça o seu comentário
Comentários