Artigos de saúde

Hemorragia Grave

Definição

Estas recomendações gerais contém informações sobre o sangramento GRAVE. No sangramento arterial, o sangue brota ou sai com força da ferida a cada batimento cardíaco. No sangramento venoso grave, o sangue sai da ferida em um fluxo uniforme. O sangue arterial é de cor vermelho brilhante, em comparação com a cor azulada mais escura do sangue venoso. Porém, o sangramento leve (dos capilares) também pode ser vermelho brilhante. Os traumas são as causas destes sangramentos. Os primeiros socorros visam tentar controlar a hemorragia, até obter um tratamento efetivo.


Primeiros Socorros para a Hemorragia Arterial

1- Evite o choque

Faça seu filho se deitar com os pés elevados a uma altura de 25 a 30cm, para prevenir os sintomas do choque (baixa pressão sangüínea). Se seu filho estiver pálido e tiver as mãos e os pés frios, o choque é iminente.

2- Aplique pressão direta

Se você conhece os pontos de pressão arterial: aplique pressão forte, direta, na artéria entre a ferida e o coração, até que chegue alguma ajuda. Se não conhecer os pontos de pressão arterial: coloque várias gazes esterilizadas ou qualquer pano limpo que tenha à mão (toalhas, lençóis, lenços) sobre a ferida e aplique pressão direta. A pressão deve ser forte e contínua. Pode aplicar esta pressão com a palma da mão. Atue rapidamente, porque a perda prolongada de sangue pode causar choque. Continue aplicando pressão até que chegue algum socorro.

3- Ambulância

Enquanto você atende a hemorragia, faça com que alguém chame uma ambulância.

4- Torniquete arterial

Só é necessário um torniquete se a hemorragia arterial não puder ser controlada pela pressão direta (por exemplo, no caso se uma extremidade amputada ou mutilada). Uma vez que se aplica o torniquete, a pressão deve ser afrouxada por 15 minutos a cada hora (Segundo a Academia Norte-Americana de Médicos de Emergências, 1985). Durante este período, você deve empregar a pressão direta para evitar a perda excessiva de sangue.

Primeiros Socorros para a Hemorragia Venosa

1- Evite o choque

Faça seu filho se deitar elevando os pés a 25 a 30cm, para prevenir os sintomas do choque.

2- Aplique pressão direta

Coloque 2 a 3 gazes esterilizadas (ou uma toalha ou lençóis limpos) sobre a ferida.
Aplique pressão direta na ferida durante 8 a 10 minutos, utilizando toda a mão. A pressão direta sempre pode deter a hemorragia venosa se for aplicada no local correto.
A seguir, segure as gazes firmemente no lugar (as faixas elásticas proporcionam excelente compressão) e deixe-as colocadas até que a criança chegue à sala de emergências.

Hemorragias nasais obedecem ao mesmo principio. Sente seu filho e aperte as narinas por aproximadamente 10 minutos, fazendo com que ele respire pela boca. Se o sangramento não cessar, com esta manobra, ou se ele houver perdido muito sangue, procure um serviço médico

3- Solicite cuidados de emergência

Vá de automóvel a um departamento de emergência mais próximo
Exceção: Se seu filho está claramente em estado de choque, chame uma ambulância.

Copyright © 2006 Bibliomed, Inc.               Revisado 24 de Outubro de 2006