Notícias de saúde

Hemorragias cerebrais são mais comuns em mulheres fumantes

05 de agosto de 2016 (Bibliomed). Os acidentes vasculares cerebrais (AVCs, ou “derrames”) caracterizados por sangramento dentro do revestimento do cérebro são mais comuns entre os fumantes, especialmente as mulheres, indicam os resultados de um novo estudo finlandês. Estes derrames graves - chamados de hemorragias subaracnóideas - são oito vezes mais comum entre as mulheres que fumam mais de um maço por dia em comparação com as não fumantes. Eles são três vezes mais comuns entre os homens que fumam a mesma quantidade.

As hemorragias subaracnóideas representam cerca de 3% de todos os acidentes vasculares cerebrais. Estes AVCs, muitas vezes afetam pessoas mais jovens e pode ​​ser bastante devastadores em termos de incapacidade e morte, com taxas de mortalidade em torno de um em cada cinco casos. Este tipo de AVC geralmente resulta de uma hemorragia em um aneurisma no cérebro.

No estudo, foram obtidos dados sobre quase 66.000 adultos finlandeses desde 1972. Os participantes foram acompanhados por uma média de 21 anos, até que tiveram um primeiro acidente vascular cerebral, morreram, ou até o final de 2011.

Os pesquisadores descobriram que entre os fumantes leves - um a 10 cigarros por dia - as mulheres eram três vezes mais propensas a ter uma hemorragia subaracnóidea, e os homens tinham duas vezes mais probabilidade de apresentar esta condição, em comparação com os não-fumantes. Entre os que fumavam de 11 a 20 cigarros por dia, as mulheres eram quatro vezes mais propensas e os homens duas vezes mais propensos a sofrer este tipo de acidente vascular cerebral.

Mas aqueles que pararam de fumar reduziram significativamente as suas chances de ter uma hemorragia subaracnóidea. Depois de seis meses sem fumar, o risco caiu para o nível de não-fumantes, relataram os pesquisadores.

Fonte: Stroke, online. July 21, 2016.

Copyright © 2016 Bibliomed, Inc.

Faça o seu comentário
Comentários