Artigos de saúde

Os olhos e a visão na terceira idade

Equipe Editoral Bibliomed

Neste artigo:

- Introdução
- Problemas na visão
- Alterações na retina
- Catarata
- Vista cansada

Introdução

O envelhecimento produz normalmente uma diminuição de nossa visão ou acuidade visual, que em geral é discreta. Ao chegar na terceira idade, passa-se a ter necessidade de luz mais forte para realizar tarefas simples, como ler, cozinhar ou guiar um automóvel.

Problemas na visão

Problemas visuais de um só olho em geral devem-se a problemas localizados na retina ou no nervo óptico. A diminuição visual em ambos os olhos pode ser devida a doença localizada em qualquer ponto, desde a retina até o cérebro.

Podem ocorrer a perda parcial da mesma (ambliopia) até a sua perda total (amaurose), passando por distúrbios do campo visual e pelo aparecimento de manchas, pontos luminosos (denominados escotomas), etc.

Na terceira idade destacam-se a catarata (opacificação do cristalino), doenças da retina ou retinopatia (principalmente a degeneração macular) e o glaucoma como as principais causas de diminuição da visão.

A perda transitória da visão, quando surge uma cortina em um de nossos olhos que permanece por algum tempo (amaurose fugaz) é um problema associado ao acidente vascular cerebral e à obstrução de artérias cerebrais.

A visão dupla (diplopia) sem alterações de nossa acuidade ocorre nas inflamações dos nervos responsáveis pela movimentação dos olhos, como no diabetes, por exemplo, sendo então denominada neurite diabética.

Alterações na retina

Nossos olhos funcionam como uma câmara fotográfica que usa lentes para focar um objeto que se forma sobre uma camada de células foto-receptadoras denominada retina. A retina funciona como o filme que é sensibilizado pela luz.

As principais alterações da retina na terceira idade são a degeneração macular, a retinopatia diabética e o descolamento da retina.

A retina é o local do olho que transmite os impulsos luminosos para o cérebro permitindo a visão. A lesão da retina pode produzir distúrbios da visão, como o aparecimento de manchas, pontos luminosos, imagens distorcidas e também a perda da visão. É uma causa de diminuição da visão no idoso.

Na degeneração macular ocorre uma progressiva diminuição visual principalmente relacionada à visão central (há uma mancha preta no centro do campo visual). Seu tratamento com laser tem boa resposta quando realizado no inicio da doença.

A retinopatia diabética é uma complicação do diabetes que leva a diminuição da visão devido a má circulação sanguínea da retina provocada por vasos sanguíneos alterados pelo processo de arteriosclerose.

O descolamento da retina se deve a separação das duas camadas da retina com graves prejuízos para a visão. O tratamento com laser produz bons resultados.

Catarata

Na catarata a visão começa a ficar borrada e os objetos ficam distorcidos. Há dificuldade para determinar cores, dificuldade de se enxergar com muito sol e também para dirigir à noite. Ocorre a degeneração do cristalino que leva a diminuição progressiva da visão. Existe uma opacificação do cristalino, que tem prejudicada a sua função de lente para focalizar objetos.

Ocorre na terceira idade como um processo natural de envelhecimento do cristalino, mas pode também surgir em consequência de doenças como o diabetes ou do uso incorreto de medicamentos como a cortisona. Pode também ser devida a um trauma ou ainda ser congênita.

A catarata ocorre para todas as pessoas com a idade, sendo que o problema é mais intenso para algumas, havendo nítida tendência familiar.

A cirurgia é o único tratamento que corrige a catarata. Consiste em retirar o cristalino opacificado substituindo-o por um artificial (lente intraocular).Nem sempre há necessidade de cirurgia e a sua indicação envolve vários fatores, como a idade, estado geral, grau de diminuição da visão e potencial de recuperação. Quando a catarata esta associada a distúrbios da retina por exemplo, a colocação de lentes artificiais esta contraindicada.

É muito importante o estudo prévio do olho e da visão antes da realização do implante da lente artificial, o que é feito através do cristalino opacificado utilizando-se aparelhamento especial. Desta maneira pode-se saber se a pessoa voltará a enxergar após a cirurgia, ou qual será o seu grau de recuperação.

O risco cirúrgico deve ser sempre muito bem avaliado, principalmente com relação a anestesia geral. A utilização da anestesia local e bem indicada nos pacientes mais frágeis.

Vista cansada

A presbiopia, também conhecida como "síndrome do braço curto", ou “vista cansada” é resultante da perda natural da elasticidade do cristalino, que ocorre com o passar dos anos. O cristalino é uma lente interna dos olhos responsável por focalizar diferentes comprimentos da visão.

Apesar de ser uma condição bastante comum, a presbiopia interfere na qualidade de vida, uma vez que a pessoa passa a ter problemas para definir a forma de objetos próximos, e precisa afastar cada vez mais o objeto para conseguir definí-lo (daí o nome "síndrome do braço curto"). O tratamento do problema pode ser feito a partir de óculos ou lentes de contato, ou ainda, em alguns casos, especialmente os que estão associados à catarata, a cirurgia pode ser empregada.

Copyright © 2019 Bibliomed, Inc. 10 de julho de 2019