Artigos de saúde

Os Músculos e os Tendões na Terceira Idade

A musculatura é responsável por cerca de 40% de nosso peso. Existem vários tipos de músculos no organismo que variam de estrutura e de função, mas basicamente existem dois tipos de fibras musculares: as estriadas e as lisas.

Há perda natural de fibras musculares com o passar do tempo, com diminuição da massa muscular e também da força muscular.

A dor muscular, as cãimbras e o espasmo são as principais manifestações musculares na terceira idade. A dor muscular em geral vem acompanhada pelo espasmo muscular e o principal exemplo é a dor nas costas ou lombalgia. Ver lombalgia. Na grande maioria das vezes a dor muscular está relacionada a má postura.. As cãimbras se caracterizam por contração muito dolorosa de músculo e em geral está relacionada com excesso físico. Alguns distúrbios metabólicos, como a diminuição de potássio no sangue devida ao uso prolongado de diurético, favorece o aparecimento de cãimbras. O espasmo muscular em geral está relacionado a algum processo inflamatório que provoca a manutenção da musculatura num estado de rigidez. Ocorre, por exemplo ., na inflamação intra-abdominal ou peritonite, quando a musculatura abdominal permanece rígida.

Na terceira idade as principais doenças musculares estão caracterizadas pelas moléstias cardíacas com destaque para a insuficiência cardíaca ( Ver Insuficiência Cardíaca ). A atrofia muscular é uma situação de grande importância na terceira idade e é decorrente da falta de atividade física, de paralisias decorrentes a doença vascular cerebral e a neurites. A atrofia muscular pode levar a grandes limitações físicas e seu combate é através da fisioterapia .

Também devem ser destacadas as inflamações do músculo, ou miosites que podem ocorrer relacionada em geral a doença reumática. Há fraqueza muscular com dores que caracteristicamente não melhoram com o repouso. Pode também ocorrer como conseqüência do câncer.

Polimiosites e dermatomiosites são processos inflamatórios e degenerativos que atingem o músculo e eventualmente a pele, sendo muito raros.

A miastenia gravis ocorre na terceira idade, mas é muito rara e em geral está relacionada a tumor do timo.

A inflamação do tendão ou tendinite ocorre nos processos inflamatórios musculares, nos traumatismos e na doença reumática.

Tanto o tendão como o músculo podem se romper num traumatismo ou durante uma atividade física exagerada, levando à dor e inchaço local.

© 2000 BoaSaúde.com