Artigos de saúde

O Aparelho Digestivo do Idoso

O aparelho digestivo recebe os alimentos, transforma-os em produtos menores e mais simples permitindo que sejam absorvidos junto com a água e sais minerais, para serem utilizadas pelo organismo. Este processo é denominado digestão e ocorre principalmente ao nível do estômago e intestino delgado. É também responsável pela eliminação dos produtos finais da digestão. Praticamente nenhuma substância digestível consegue atingir as porções finais do aparelho digestivo ou intestino grosso. Ao nível do intestino grosso há absorção de água e de sais provenientes de resíduos alimentares, levando-os para o sangue.

O sistema digestivo inicia-se pela boca sendo formado pelo esôfago, estômago e intestino, estando intimamente relacionado ao fígado, vesícula biliar e ao pâncreas.

A cavidade oral é um local aonde podem se manifestar algumas doenças. A inflamação da língua ou glossite é comum na 3a. idade e se deve ao processo de envelhecimento das papilas que constituem a língua. A grande maioria das doenças da boca são benignas: gengivites, aftas e cáries. O câncer da boca localiza-se de preferência na língua. O cuidado regular com os dentes é fundamental para uma boa saúde, o que inclui uma visita regular ao dentista. Mesmo as pessoas que não possuem mais dentes e se utilizam de próteses devem procurar com regularidade o dentista. O cuidado com as próteses ou dentaduras também é muito importante. As próteses devem ser limpas diariamente e é aconselhável que permaneçam fora da boca pelo menos por 6 horas por dia.

Os cuidados preventivos com os dentes têm produzido uma sensível redução no número de pessoas sem dentes e uma incidência cada vez maior de pessoas com dentes naturais na 3ª idade.

© 2000 BoaSaúde.com