Notícias de saúde

Jogadores de Futebol Transmitem Infecção Estomacal em Campo

NOVA YORK (Reuters Health) - Um vírus normalmente transmitido por alimentos deteriorados, também pode contaminar jogadores de futebol em campo.

Depois de ingerir um almoço inadequadamente embalado, jogadores de uma equipe universitária de futebol norte-americano passaram a infecção viral para os adversários durante uma partida, de acordo com trabalho publicado na edição de 26 de outubro do New England Journal of Medicine. A conclusão dos cientistas é que não se deve permitir a presença em campo de atletas com infecções do trato digestivo.

A equipe de Karen M. Becker, do Departamento de Saúde da Carolina do Norte, estudou um surto do vírus Norwalk, que ataca o aparelho digestivo, entre jogadores de uma equipe da Carolina do Norte e outra da Flórida.

Subitamente durante o jogo, alguns jogadores da Carolina do Norte começaram a vomitar e ter diarréia. Inadvertidamente, os atletas voltaram a campo e passaram o vírus para os adversários, que acabaram tendo os mesmos sintomas no dia seguinte. As equipes não tiveram contado com outros times, informaram os autores.

O Norwalk e vírus do tipo Norwalk são os principais responsáveis por doenças disseminadas por alimentos nos Estados Unidos. Para evitar a infecção, os especialistas recomendam que os consumidores lavem as mãos regularmente, principalmente antes de preparar a comida, cozinhem bem os frutos do mar e lavem os vegetais que serão ingeridos crus.

Assim como jogadores de futebol americano, Becker e seus colegas aconselham que atletas com infecções estomacais deveriam ser impedidos de jogar e alertados sobre a importância de lavar as mãos.

Sinopse preparada por Reuters Health

Copyright © 2000 Reuters Limited. All rights reserved. Republication or redistribution of Reuters Limited content, including by framing or similar means, is expressly prohibited without the prior written consent of Reuters Limited.

Faça o seu comentário
Comentários