Notícias de saúde

Cápsula Descartável Pode Ser Alternativa Para Endoscopia

19 de Janeiro de 2001 (Bibliomed). Uma cápsula descartável do tamanho de uma pílula e que pode ser engolida -- equipada com luzes e uma videocâmera -- pode ajudar os médicos a encontrar problemas no estômago e no intestino delgado, disse uma equipe de pesquisadores londrinos no New England Journal of Medicine de quinta-feira.

Se for aprovada pela Food and Drug Administration (FDA), órgão que regula alimentos e drogas nos EUA, a tecnologia vai ser útil para que pacientes não sofram mais os desconfortos da endoscopia, procedimento em que uma tubo é enfiado pela garganta até o reto.

Mark Appleyard e seus colegas do Royal London Hospital testaram o aparelho, feito pela Given Imaging, de Yoqneam, Israel. Dois dos três membros da equipe tem ligação com a empresa.

Em testes com quatro pacientes que mostraram sintomas de hemorragia intestinal, os pesquisadores conseguiram localizar a origem do sangramento, de acordo com sua carta publicada na revista.

"Em geral, a endoscopia capsular deu uma boa visão desde a boca até o cólon", disseram eles. "Todos os quatro pacientes descreveram a cápsula como fácil de engolir, indolor, e preferível em relação à endoscopia convencional."

O principal problema é que a cápsula não pode ser usada para estancar a hemorragia, tirar amostras de tecido, remover abcessos ou resolver distúrbios.

"Embora a tecnologia não possa ser usada para biópsia ou terapia, pode ser importante na avaliação de hemorragias" em regiões difíceis de acessar pela endoscopia, disse a equipe.

A cápsula, conduzida pelo sistema digestivo pelos mesmos músculos que se contraem para transportar alimentos, transmite imagens para antenas em um cinto usado pelo paciente. Os sinais são gravados por um aparelho no cinto que se parece com um walkman.

Depois de cerca de oito horas, o paciente devolve o cinto para a clínica, onde os dados são transformados em imagens congeladas ou em um vídeo de 30 minutos. A cápsula descartável sai pelo sistema digestivo e os pacientes jogam-na fora.

Copyright © 2001 Bibliomed, Inc.

Faça o seu comentário
Comentários