Publicidade

Artigos de saúde

Tosse: Quando a Melhor Opção é Procurar um Médico

Antes de ir correndo para a primeira farmácia comprar um xarope para aliviar aquela tosse seca que não deixa você dormir, saiba que neste caso o melhor remédio é procurar o serviço médico.

Na maioria das vezes, os xaropes vendidos comercialmente nas farmácias não trazem qualquer benefício. Os xaropes naturais devem ter sua fórmula pesquisada antes do uso, pois alguns são absolutamente inócuos. Além da água, são recomendados mel com limão e bebidas quentes antes de dormir, como chá ou leite.

De uma forma geral, a tosse é um mecanismo fisiológico que protege os pulmões das agressões externas. Este mecanismo é regulado por células nervosas de um centro específico localizado no bulbo cerebral, na base do crânio.

A tosse comum pode ser um reflexo normal do organismo a mudanças ambientais ou o sinal de uma doença séria, como o câncer de pulmão, pode ter origem psicogênica, de fundo psicológico.

Nesse caso, a pessoa não sofre de doença alguma, mas a tensão nervosa influi nas atividades do bulbo cerebral e faz disparar o centro da tosse. Um outro tipo de tosse seca tem origem nas vias aéreas superiores, como por exemplo, nos casos de sinusites, gripes, faringites etc.

A função da tosse é remover material estranho e secreções das vias aéreas superiores. Sob circunstâncias normais nós tossimos raramente e o escalador mucociliar é um mecanismo de depuração efetivo por si só.

A tosse torna um mecanismo depurador suplementar poderoso para a remoção rápida de partículas estranhas. Ela também é importante em doenças onde há mudança na qualidade e na quantidade do muco bronquial, bem como na estrutura das vias aéreas.

A tosse pode ser iniciada voluntariamente ou por reflexo. Uma inspiração profunda é seguida do fechamento da glote e a contração dos músculos da parede torácica e do abdômen aumenta a pressão subglótica. Ela se abre de repente e os fluxos expiratórios podem exceder 120 metros por segundo, expelindo secreções excessivas e partículas.

Assim, a tosse é extremamente importante na eliminação de secreções da árvore pulmonar; se a sedamos completamente, a secreção pode se acumular, e o quadro infeccioso piorar. Somente uma avaliação médica será capaz de dizer quando a tosse deverá ser sedada, ou quando devemos usar substâncias que fluidifiquem as secreções, e deixar que a natureza siga seu curso e que a tosse ajude a cura de um processo infeccioso, pela remoção de bactérias presentes no catarro.

Fonte: Fisioterapia Cardiorrespiratória Prática - 1ª Ed. - 1997.

Copyright © 2000 eHealth Latin America



Publicidade

Dicionário Médico

Digite o termo desejado

buscar

Ou clique na primeira letra do termo: