Artigos de saúde

Cistos Renais Têm Cura?

A doença renal cística adquirida (DRCA) é um distúrbio caracterizado pelo desenvolvimento de cistos bilaterais corticais e nodulares em rins previamente não-císticos, nos pacientes submetidos à hemodiálise e à diálise peritoneal ambulatorial contínua (CAPD).

A incidência geral de DRCA em pacientes de diálise é de cerca de 50%. A incidência aumenta com a duração da diálise, independentemente da patologia renal subjacente.

Aproximadamente 80% dos pacientes apresentam DRCA após 3 anos de terapia à base de diálise, ao passo que até 90% apresentam esta patologia após 8 anos de diálise. A DRCA tem sido descrita em crianças. O transplante renal parece impedir a progressão posterior e pode causar regressão do distúrbio.

Sintomas e Complicações

Em geral, a DRCA é assintomática e diagnosticada incidentalmente durante ultra-som, TC ou ressonância magnética. Entretanto, pode estar associada com morbidade significativa.

Os pacientes com DRCA podem desenvolver infecções e hemorragias nos cistos, ruptura espontânea do rim, nefrolitíase e carcinoma de células renais. Os sintomas associados, como dor no flanco ou dor abdominal, hematúria, febre, perda de peso e uma queda inexplicável no hematócrito, carecem de investigação com estudos à base de imagens.

Manejo

Os pacientes assintomáticos com DRCA devem ser triados periodicamente para carcinomas de células renais.

Fonte: Manual de Diálise - 2ª Edição - 1996.

Copyright © 2000 eHealth Latin America