Notícias de saúde

Nova técnica promete matar tumores renais com congelamento

24 de outubro de 2008 (Bibliomed). Uma nova técnica usada por especialistas britânicos promete a cura do câncer renal matando os tumores através de congelamento. A crioterapia radical é um procedimento menos invasivo que consiste no uso de diversas agulhas que são introduzidas no tumor e liberam o gás argônio, criando uma “bola de gelo” com temperatura de -40ºC.

De acordo com os especialistas, entre 40 e 50 pacientes com câncer de próstata já foram submetidos ao procedimento no Bristol's Southmead Hospital, e em nenhum deles houve retorno do câncer. O urologista Francis Keeley destacou que, após a cirurgia tradicional, no mesmo período de tempo, seria esperado o retorno de dois ou três cânceres.

O hospital também foi um dos primeiros do Reino Unido a testar o procedimento em pacientes com câncer de renal. “Se o câncer renal se propagou, não há opções muito boas disponíveis, então temos que ter certeza de que o pegamos corretamente da primeira vez”, disse o especialista, ressaltando que o uso da técnica ainda está no início.

Por isso, há necessidade de mais estudos e dados de efeitos em longo-prazo antes de o procedimento ser considerado uma forma de tratamento de rotina. Assim, os especialistas estão coletando mais dados e realizando workshops duas vezes por ano na Europa sobre o assunto.

Especialistas da entidade Cancer Research, no Reino Unido, destacam que a crioterapia é mais indicada para pacientes com tumores em estágios iniciais e menores, pois “pesquisa sugere que câncer renal tem maior probabilidade de voltar após a crioterapia se o tumor é maior que 4 cm de diâmetro. E o Instituto Nacional de Saúde e Excelência Clínica garante, desde o ano de 2007, que o procedimento é seguro e pode destruir células de câncer. Mais estudos são necessários.

Fonte: BBC News. 22 de outubro de 2008.

Copyright © 2008 Bibliomed, Inc.

Faça o seu comentário
Comentários