Artigos de saúde

Qual o Tratamento Para a Artrite Psoriásica?

A artrite psoriásica pode responder a uma variedade de agentes farmacológicos. De modo geral, quando a doença é leve e moderada, deve ser tratada com ácido acetilsalicílico ou com droga antiinflamatória não-hormonal; se não houver resposta ou se o caso for mais grave, tentar hidroxicloroquina; e se incapacitante ou destrutiva, com ouro ou agentes imunossupressores.

Também devem ser feitos calor local e imobilização de articulação acometida. A artrite psoriásica apresenta melhoras nos pacientes que fazem uso de etretinato.

1. O ácido acetilsalicílico, para ser eficaz, deve ser tomado em doses próximas à toxicidade.

2. Os antiinflamatórios não-hormonais são muito eficazes na artrite psoriásica inicial, e alguns autores pensam serem eles mais do que o ácido acetilsalicílico.

A indometacina é utilizada em doses de 75 a 100 mg/dia, embora possam ser necessárias quantidades de até 150 mg/dia. E indispensável que essas drogas sejam usadas em quantidade suficiente para exercer seus efeitos antiinflamatórios. A dose de ibuprofeno deve ser de 2.400 mg/dia, e a de naproxeno, 500-700 mg/dia.

Todos são irritantes gástricos e estão contra-indicados nos pacientes com úlcera. Também afetam as plaquetas de modo semelhante ao ácido acetilsalicílico e, se dados a pacientes já em uso de anticoagulantes, podem provocar hemorragias ou distúrbios de coagulação. Não há evidência clara de que qualquer dos agentes antiinflamatórios não-hormonais não-salicilados seja mais eficaz do que qualquer outro no controle da inflamação da artrite psoriásica.

3. A hidroxicloroquina induz a uma resposta benéfica em 75% dos paciente com artrite psoriásica. O uso dessa droga antimalárica não foi acompanhado de exacerbação da psoríase (Schur et al., 1979), ao contrário do que se pensava anteriormente.

4. O ouro ou os antagonistas do ácido fólico, principalmente o metotrexate, são muito úteis nos casos intratáveis que não responderam aos tratamentos mais convencionais.

A 6-mercaptopurina pode ser mais eficaz contra o componente artrítico, mas é menos útil para lesões cutâneas. O ouro e as drogas imunossupressoras podem fazer com que a artrite psoriásica entre em remissão.

5. A espondilite associada com a artrite psoriásica é tratada com os mesmos medicamentos usados em espondilites de outras causas. As drogas antiinflamatórias não-hormonais descritas acima são os agentes iniciais de escolha, e a doença geralmente responde bem.

6. A artrite distal limitada às, articulações interfalangeanas distais, com acometimento da unha adjacente, permanece rebelde à maioria dos tratamentos.

Fonte: Manual de Terapêutica Dermatológica - 4ª ed. 1990

Copyright © 2000 eHealth Latin America