Saúde e Nutrição

Consumo excessivo de proteínas pode causar problemas renais

xxx

A Lívia Santos quer saber se consumir grandes quantidades de proteínas pode fazer mal à saúde.

As dietas hiperproteicas, onde a ingestão de proteínas é maior do que a de outros macronutrientes, ganha adeptos pelo mundo. Isso ocorre porque ela pode acelerar a perda de peso e o ganho de massa muscular. Proteínas exercem uma função importante na formação de células, renovação de músculos e tecidos, mas, como resultado final do processo sobre a ureia.

A ureia é um composto orgânico formado no fígado a partir do metabolismo de proteínas e é eliminada pelos rins na urina, servindo como um marcador da função renal. Altos níveis de ureia podem sobrecarregar os rins, aumentando sua taxa de filtração e acelerando a progressão de doença renal, caso a pessoa já sofra com esse problema. Em pacientes saudáveis, o consumo exagerado de proteínas, se não combinado com uma hidratação adequada, pode resultar na formação de cristais de ácido úrico, cálculos renais e até crises de gota, e, a longo prazo, doença renal crônica.

Outro ponto a se considerar é que o excesso e proteína pode aumentar o risco de doenças cardiovasculares, e dependendo dos outros alimentos ingeridos juntamente a ela, pode fazer o efeito contrário: ganho de peso. A quantidade de proteína a ser ingerida por cada pessoa deve ser calculada por um nutricionista, uma vez que se leva em consideração diversos fatores, como objetivo da dieta, idade, histórico de saúde e estilo de vida.

Proteínas são encontradas em alimentos como ovos, leite e derivados, e carnes de origem animal. Alguns vegetais e leguminosas também possuem boas quantidades desse nutriente. Na hora de escolher proteínas de origem animal, é melhor optar pelas carnes magras, como frango e peixes, e cortes de carne suína e bovina sem gordura. Embutidos devem ser evitados, pois são ricos em sal e conservantes, mesmo os denominados light. Além disso, é MUITO importante manter a hidratação, consumindo bastante água. E sempre prestar atenção à urina, que deve ser clara.

Isolda Vasconcelos, nutricionista*.

Tem dúvidas sobre este ou outros temas? Envie um e-mail para nutricao@corp.bibliomed.com.br, com seu nome, e fique atento aos nossos posts, pois a resposta estará neles.

*Isolda Vasconcelos é nutricionista, pós-graduada em Fitoterápicos e em Obesidade e Emagrecimento pelo Hospital Albert Einstein.

Copyright © 2025 Bibliomed, Inc.

 
Fa�a o seu coment�rio
Comentrios