Notícias de saúde

Adicionar sal aos alimentos pode aumentar o risco de doença renal crônica

01 de abril de 2024 (Bibliomed). Pessoas que adicionam mais sal do que o ideal na comida podem acabar desenvolvendo problemas renais. Os resultados do estudo mantiveram-se mesmo depois de os investigadores terem contabilizado outros problemas de saúde, como excesso de peso, não praticar exercício físico, fumar e/ou beber.

Pesquisadores da Universidade de Tulane, nos Estados Unidos, analisaram dados de mais de 465 mil pessoas, com idade média de 56 anos, que não tinham doença renal quando se registaram numa base de dados de saúde britânica conhecida como UK Biobank. A saúde e o estilo de vida dos participantes foram monitorados de 2006 a 2023.

Foram diagnosticados mais de 22 mil casos de doença renal durante o período do estudo. Em comparação com pessoas que nunca ou raramente adicionaram sal à comida, as pessoas que o fizeram tiveram maiores chances de desenvolver problemas renais. O risco aumentou com a frequência com que as pessoas disseram usar sal de cozinha.

Por exemplo, em comparação com os que nunca usaram, as pessoas que disseram que “às vezes” adicionaram sal extra tiveram um risco 4% maior de doença renal; aqueles que “normalmente” adicionavam sal tinham um risco 7% maior, e aqueles que “sempre” adicionavam sal viram o risco aumentar 11%.

Essas estimativas de risco surgiram depois que os pesquisadores levaram em conta fatores de estilo de vida que muitas vezes acompanham a ingestão excessiva de sal – sobrepeso/obesidade, tabagismo, consumo de álcool, falta de exercício, diabetes, hipertensão e outros problemas.

Fonte: JAMA Network Open. DOI: 10.1001/jamanetworkopen.2023.49930.

Copyright © 2024 Bibliomed, Inc.

Faça o seu comentário
Comentários