Saúde e Nutrição

Ultraprocessados: vilões da saúde!

xxx

Presentes nas prateleiras de todos os supermercados, dos mais simples aos mais gourmetizados, os alimentos ultraprocessados são muito consumidos pela praticidade que trazem para a rotina. No entanto, devemos evita-los ao máximo, já que eles contêm substâncias que são perigosas para a saúde.

Alimentos processados ou ultraprocessados são formulações industriais, geralmente feitas de partes de alimentos, sendo raro que tenham algum alimento inteiro em sua composição. As indústrias incluem nas fórmulas várias substâncias e aditivos que ampliam o prazo de validade e potencializam os sentidos, além de investirem bastante nas embalagens, atraindo a atenção dos consumidores.

Em comum, os alimentos ultrapocessados têm o excesso de sódio, que levam à retenção líquida e ao aumento da pressão arterial, além de corantes, conservantes e aromatizantes. Os conservantes nitrito e nitrato encontrado em alguns ultraprocessados, principalmente os embutidos como salaminho mortadela, salsicha, presunto, podem ser cancerígenos.

Vamos evitar os alimentos processados ou os ultraprocessados! Quanto mais natural o alimento, melhor para a nossa saúde. O nosso organismo agradece.

Tem dúvidas sobre este ou outros temas? Envie um e-mail para nutricao@corp.bibliomed.com.br e fique atento aos nossos posts, pois a resposta estará neles.

Copyright © 2022 Bibliomed, Inc.

 
Fa�a o seu coment�rio
Comentrios