Notícias de saúde

Gestantes em depressão não recebem tratamento adequado

05 de setembro de 2012 (Bibliomed). As mulheres grávidas têm uma maior taxa de depressão não diagnosticada do que mulheres não-grávidas, afirmam pesquisadores norte-americanos.

Segundo estudo realizado nos Centros de Controle e Prevenção em Atlanta, nos Estados Unidos, uma em cada dez mulheres com idade entre 18 e 44 anos teve, pelo menos, um episódio depressivo no ano anterior à pesquisa, o que representa cerca de 1,2 milhões de norte-americanas. Apesar dos números serem alarmantes, mais de metade das mulheres não recebeu um diagnóstico de depressão e quase a metade não realizou qualquer tratamento de saúde mental.

O estudo, publicado no Journal of Women's Health, mostrou que a depressão afeta 16% das mulheres em idade reprodutiva, e que, quanto mais jovem a mulher, menores eram as chances de ser diagnosticada.

Segundo os especialistas, os profissionais de saúde devem ser treinados para identificar a depressão e encaminhar as mulheres para o tratamento adequado. Eles afirmam que um contato maior, com mais encontros entre profissionais e gestantes, poderia aumentar as chances de um diagnóstico correto.

Fonte: UPI, 30 de agosto de 2012

Copyright © 2012 Bibliomed, Inc.

Faça o seu comentário
Comentários