Notícias de saúde

Enfermeiros podem ser treinados para tratar pacientes com depressão

17 de fevereiro de 2011 (Bibliomed). Profissionais da saúde não especializado em saúde mental podem tratar pacientes com depressão, desde que recebam um treinamento mínimo. É o que aponta estudo da Durham University's Mental Health Research Centre. Durante cinco dias, enfermeiros receberam treinamento em ativação comportamental, uma psicoterapia para a depressão, além de uma hora de supervisão clínica a cada 15 dias.

Atualmente, as psicoterapias são responsabilidade de médicos e terapeutas especialistas em saúde mental. Dessa forma, o tratamento fica com custo elevado e nem todas as pessoas que necessitam desse o conseguem. No estudo, os pesquisadores compararam o tratamento de ativação comportamental entregues por enfermeiros de saúde mental com os cuidados habituais fornecidos por médicos.

Os resultados mostraram que os pacientes tratados com ativação comportamental por enfermeiros apresentaram sinais de recuperação mais significativos, e estavam mais satisfeitos com seu tratamento em comparação com o grupo que recebeu tratamento convencional, realizado por médicos.

David Ekers, principal autor do estudo, afirma que apesar de a pesquisa ter sido feita em pequena escala e estudos maiores serem necessários, os resultados são promissores. “Os dados indicam que, com treinamento adequado, profissionais da saúde podem oferecer tratamento a pessoas com depressão através da ativação comportamental”, diz.

Segundo o Instituto Nacional de Estatística da Inglaterra, um em cada dez britânicos adultos pode desenvolver a doença. Treinando profissionais da saúde para oferecer o tratamento, será possível ampliar e atendimento e reduzir os custos do mesmo.

Fonte: Mind, 15 de fevereiro de 2011

Copyright © 2011 Bibliomed, Inc.

Faça o seu comentário
Comentários