Notícias de saúde

Sonhos lúcidos podem ajudar a entender melhor a consciência humana

07 de agosto de 2012 (Bibliomed). Enquanto estamos acordados, permanecemos em um estado de consciência sobre nos mesmos. Durante o sono, ao contrário, não temos essa autopercepção. Contudo, alguns indivíduos bastante especiais têm a capacidade de perceber que estão sonhando e de interferir nesses sonhos.

O cérebro sempre foi um elemento que despertou o interesse dos cientistas, que agora utilizaram imagens de ressonância magnética para descobrir o que acontece no cérebro desses sonhadores lúcidos e as compararam com as pessoas que não têm esse controle sobre a mente.

Realizado no Instituto Max Planck, na Alemanha, os testes mostraram que a percepção do sonho ativa áreas específicas da rede cortical, incluindo o córtex prefrontal dorsolateral, as regiões frontopolares e o lóbulo quadrado (precuneus), regiões associadas com funções chamadas autorreflexivas, quando o indivíduo dá-se conta de si mesmo.

Os sonhados lúcidos têm a capacidade de acessar suas memórias enquanto sonham, exercendo sua vontade de mudar o andamento do sonho. Além disso, continuam tendo a percepção total de si mesmos.

Os exames de ressonância magnética mostraram que a atividade cerebral é semelhante entre os sonhadores lúcidos e os normais. O que ocorre são pequenas variações de alguns segundos, o que mostra o quanto os sonhos são rápidos.

Fonte: Diário da Saúde, 31 de julho de 2012

Copyright © 2012 Bibliomed, Inc.

Faça o seu comentário
Comentários