Notícias de saúde

Fobia Social de Criança Pode ser Herdada dos Pais

Por Penny Stern

NOVA YORK (Reuters Health) - Quando crianças têm fobia social -- uma forma extrema de timidez e ansiedade que interfere na vida diária -, pode ser útil analisar seus pais para descobrir o porquê.

De acordo com uma equipe internacional de pesquisadores, certos estilos de criação, somados aos próprios problemas psicológicos dos pais, podem criar a base para a fobia social da criança.

Roselind Lieb, do Instituto de Psiquiatria Max Planck, em Munique, Alemanha, e sua equipe alemã e norte-americana analisaram dados de 1.000 adolescentes entre 14 e 17 anos e realizaram entrevistas com um dos pais de cada criança.

Os pesquisadores descobriram que um pai ou uma mãe com fobia social ou outros distúrbios psicológicos, assim como certos comportamentos na criação dos filhos como superproteção e rejeição, parecem contribuir para o desenvolvimento de fobia social em seus filhos.

As descobertas estão publicadas na edição de setembro do Archives of General Psychiatry.

A fobia social, ou ansiedade social, é um problema disseminado, que afeta cerca de 15 milhões de norte-americanos. Normalmente, pessoas com o problema sofrem de uma ansiedade que incapacita socialmente e se sentem muito vulneráveis à atenção de outros.

Lieb explicou à Reuters Health que a fobia social "produz enfraquecimento no funcionamento social e ocupacional, mesmo em pessoas jovens, (e) que, normalmente, ela está associada a outras condições clínicas como depressão e uso/abuso de substâncias".

"A associação da fobia social entre pais e filhos nunca foi estudada em uma amostra de comunidade e fiquei surpresa com a descoberta de associações tão fortes nesta amostra", disse.

Lieb sugere ao pais preocupados com a possibilidade de suas ansiedades sociais terem um impacto negativo em seus filhos, que eles procurem "tratamento para sua própria fobia social".

Ela disse que isso pode ajudar a prevenir a fobia social em crianças, reduzindo o comportamento fóbico social dos pais que pode ser "aprendido" por seus filhos.

Os pais "devem ser alertados para a possibilidade de que seus filhos também podem ter fobia social -- normalmente ela não é detectada em crianças", acrescentou a pesquisadora.

O médico pode ajudar as famílias a encontrar informações sobre o assunto e, possivelmente, tratamento.

Sinopse preparada por Reuters Health

Copyright © 2000 Reuters Limited. All rights reserved. Republication or redistribution of Reuters Limited content, including by framing or similar means, is expressly prohibited without the prior written consent of Reuters Limited. Reuters Limited shall not be liable for any errors or delays in the content, or for any actions taken in reliance thereon.

Faça o seu comentário
Comentários