Notícias de saúde

Crianças sofrem com doenças respiratórias no inverno

13 de julho de 2012 (Bibliomed). No inverno, sintomas como peito chiando, falta de ar, fadiga e tosse seca ou com secreção são alguns sintomas que podem ser observados em bebês e crianças com problemas respiratórios.

As doenças que mais atingem os bebês e crianças são a bronquiolite e a pneumonia. A primeira é mais comum em bebês prematuros e crianças entre um e dois anos. Isso ocorre porque nessa fase da vida o aparelho respiratório é muito pequeno, o que facilita a chegada do vírus aos pulmões, além de impedir a passagem de ar, aumentando as chances da doença se manifestar.

A bronquiolite é uma infecção causada por várias classes de vírus, o que a torna extremamente contagiosa. Já a pneumonia infantil é uma infecção que inflama os pulmões causando aumento de secreções mucosas. A respiração torna-se rápida ou difícil e a criança pode ter febre, dor no peito e muita tosse. Existem diferente tipos de pneumonia viral ou bacteriana, em crianças, a mais comum é a bacteriana.

É possível prevenir doenças respiratórias mantendo o quarto do bebê ou da criança sempre limpo, sem umidade, mofo, poeira e cheiros ou odores fortes, pois estes fatores podem irritar as vias respiratórias dos pequenos. Fumar perto de crianças deve ser evitado, pois a fumaça de cigarro é uma das principais responsáveis pelo desenvolvimento de doenças respiratórias. Além disso, essas medidas ajudam, também, no tratamento dessas doenças.

Fonte: MKY House, 11 de julho de 2012

Copyright © 2012 Bibliomed, Inc.

Faça o seu comentário
Comentários