Notícias de saúde

Infecção Respiratória Infantil Tem Causa Genética, Diz Estudo

LONDRES (Reuters) - Bebês e crianças pequenas que desenvolvem infecções respiratórias graves no inverno têm uma suscetibilidade genética para a doença, disseram pesquisadores britânicos na segunda-feira. A bronquiolite, uma inflamação dos bronquíolos (as menores subdivisões dos brônquios), é causada pelo vírus respiratório sincicial (RSV), que a maioria das crianças adquire com cerca de 2 anos.

A doença é a principal causa de entrada de crianças em hospitais. Provoca falta de ar e chiadeira no peito e, em alguns casos, leva à pneumonia.

Até agora, os médicos não sabiam porque a moléstia afetava algumas crianças de forma mais grave. Novas pesquisas no Hospital John Radcliffe, em Oxford, mostram que a causa pode estar em uma mutação genética.

"Essas descobertas representam a primeira evidência de que a suscetibilidade genética é determinante na bronquiolite RSV", disse o médico Jeremy Hull, em estudo publicado na revista Thorax.

Hull e sua equipa descobriram a ligação estudando 117 famílias com filhos portadores da doença, entre 1992 e 1999.

Sinopse preparada por Reuters Health

Copyright © 2000 Reuters Limited. All rights reserved. Republication or redistribution of Reuters Limited content, including by framing or similar means, is expressly prohibited without the prior written consent of Reuters Limited.

Faça o seu comentário
Comentários