Notícias de saúde

Medicina Natural é Eficaz em Doentes Crônicos

Por Alan Mozes

NOVA YORK (Reuters Health) - Uma versão moderna de um sistema terapêutico baseado em ervas naturais - e no equilíbrio da saúde mental, física, emocional e ambiental - e desenvolvido há 5 mil anos na Índia pode ajudar 100 milhões de norte-americanos que sofrem de doenças crônicas como Parkinson, diabete, e pressão alta.

"A medicina ocidental é boa para problemas agudos, mas não tem o mesmo sucesso no tratamento ou prevenção de doenças crônicas. A medicina natural é a forma como a natureza funciona para organizar e cuidar do universo.

Em última análise, com conhecimento adequado, é possível identificar recursos naturais para controlar doenças crônicas", disse Jeremy Fields, um dos autores do estudo e responsável pelo projeto de pesquisa no Centro para Envelhecimento Saudável do St. Joseph Hospital, em Chicago (Illinois).

A equipe de Fields realizou um estudo piloto para avaliar os efeitos da terapia alternativa chamada Maharishi Vedic Medicine (MVM) em quatro pacientes com vários problemas crônicos.

Esse método é reconhecido pela Organização Mundial da Saúde (OMS) como um sistema sofisticado com um histórico escrito e oral de procedimentos, que utilizam remédios naturais para prevenção e tratamento de doenças agudas e crônicas.

Os resultados da pesquisa foram publicados na revista Behavioral Medicine (Medicina Comportamental).

As três mulheres e o homem - com idades que variavam dos 47 aos 56 anos - sofriam de Parkinson, sarcoidose, hipertensão renal e diabete com distúrbios de ansiedade.

Cada paciente recebeu um programa de tratamento MVM personalizado, incluindo instruções de dieta, preparados de ervas, terapia sonora, exercícios, meditação e diagnóstico por pulso.

Equipamentos-padrão, encontrados em qualquer centro médico norte-americano, foram usados para avaliar a eficiência da terapia, incluindo exames clínicos e laboratoriais.

Depois de três semanas de tratamento MVM, os pacientes continuaram a ser acompanhados por períodos que variaram de três a 18 meses.

Os pesquisadores verificaram que os quatro pacientes tiveram uma melhora significativa, com redução de sintomas como febre, fadiga, falta de ar, depressão, ansiedade e pressão alta.

Em entrevista à Reuters Health, Fields enfatizou que estudos como esse ressaltam e embasam algo que muitos médicos e pacientes já sabem: a medicina natural funciona.

"O público está recorrendo à medicina natural sem se importar se a terapia tem ou não comprovação científica ou se é chamada de alternativa", disse o pesquisador.

Fields enfatizou que o sucesso do tratamento avaliado no estudo é resultado da abordagem ampla com que a MVM lida com doenças crônicas e sua preocupação com a qualidade de vida total do paciente.

"O sistema vérdico é baseado em um nível holístico, que engloba todos os aspectos da vida do paciente, incluindo biologia, genes, alimentação e suas toxinas, mente, atitudes e emoções", explicou o pesquisador.

"Todos são importantes porque, ao combinar técnicas mentais, exercícios, nutrição, diagnóstico por pulso e terapia do som, é possível recorrer a uma vasta gama de recursos para tratamento que vão muito além da cirurgia e dos medicamentos", disse Fields.

Sinopse preparada por Reuters Health

Copyright © 2000 Reuters Limited. All rights reserved. Republication or redistribution of Reuters Limited content, including by framing or similar means, is expressly prohibited without the prior written consent of Reuters Limited. Reuters Limited shall not be liable for any errors or delays in the content, or for any actions taken in reliance thereon.

Faça o seu comentário
Comentários