Notícias de saúde

Cérebro diferencia interação com pessoas da interação com computadores

09 de julho de 2012 (Bibliomed).  Uma nova pesquisa mostra que o cérebro consegue diferenciar a interação social física com a interação social através de computadores.

Cientistas descobriram que uma região do cérebro, importante para que a pessoa consiga entender a mente de outros indivíduos, é ativada apenas quando é preciso fazer decisões relacionadas a situações sociais. Porém, o mesmo não acontece quando decisões semelhantes devem ser feitas, mas sem envolvimento com outro humano.

Pesquisas mostram que as pessoas tomam decisões diferentes quando estão interagindo com pessoas do que quando interagem com um computador, lidando bem com informações sociais. Humanos conseguem identificar se alguém está usando estratégia ou agindo aleatoriamente. Além disso, quando as pessoas precisam se comparar a outras, elas tendem a basear suas conclusões em pessoas semelhantes.

Para o estudo, 18 voluntários jogaram partidas simplificadas de pôquer contra oponentes humanos ou um computador. Os pesquisadores observaram o fluxo sanguíneo do cérebro durante o experimento. Os resultados mostraram que uma região do cérebro recebia mais fluxo sanguíneo apenas quando o voluntário jogava contra um humano.

“Basicamente, é ativar o cérebro para que ele funcione por regras diferentes”, explica o pesquisador Scott Huettel, da Universidade Duke, nos Estados Unidos. “Essa região foi a única que carregava informações singulares em contexto social. Ela tinha informação que nos deixava prever qual (jogada) o humano escolheria nos casos com outros humanos, mas não previa isso quando eles estavam jogando contra o computador”, completa.

Os pesquisadores acreditam que essa região seja ativada de acordo com o contexto social, apenas quando a situação pareça ser relevante.

A pesquisa foi publicada no periódico Science.

Fonte: Live Science, 5 de julho de 2012-07-06

Copyright © 2012 Bibliomed, Inc.

Faça o seu comentário
Comentários