Notícias de saúde

Bebês aprendem controle muscular através de movimentos aleatórios

22 de maio de 2023 (Bibliomed). Aqueles chutes ou movimentos aparentemente aleatórios que um bebê recém-nascido faz têm um propósito. A cada movimento, o bebê está desenvolvendo seu sistema sensório-motor, que posteriormente usará para realizar movimentos sequenciais. O sistema sensório-motor permite que uma pessoa controle os músculos, o movimento e a coordenação.

Pesquisadores estudando esses movimentos "espontâneos" de recém-nascidos e comparando-os com bebês alguns meses mais velhos, encontraram padrões de interação muscular desenvolvidos com base no comportamento exploratório dos recém-nascidos.

Realizado na Universidade de Tóquio, no Japão, o estudo utilizou tecnologia de captura de movimento para registrar os movimentos articulares de 12 bebês saudáveis com menos de 10 dias de idade, bem como 10 bebês com cerca de 3 meses de idade.

Os pesquisadores usaram um modelo de computador para estimar a atividade muscular e os sinais sensoriais dos bebês. Algoritmos de computador os ajudaram a analisar as características da interação tanto no espaço quanto no tempo entre os sinais de entrada e a atividade muscular.

O estudo mostrou que os bebês pareciam desenvolver seu próprio sistema sensório-motor com base no comportamento exploratório ou na curiosidade, não apenas repetindo a mesma ação, mas uma variedade de ações. De acordo com os autores, esses resultados apoiam a teoria de que os bebês podem adquirir atividades musculares sincronizadas e informações sensoriais por meio de movimentos espontâneos de corpo inteiro sem um propósito específico, observaram os autores do estudo. Mesmo em suas "perambulações", os bebês mostraram um aumento nos movimentos coordenados de todo o corpo.

Os bebês mais velhos tinham padrões e movimentos mais comuns em comparação com os movimentos aleatórios dos recém-nascidos. Os autores destacam que saber como o sistema sensório-motor se desenvolve pode ser usado para entender melhor a origem do movimento humano e diagnosticar distúrbios do desenvolvimento, como a paralisia cerebral, mais cedo.

Fonte: Proceedings of the National Academy of Sciences. DOI: 10.1073/pnas.2209953120.

Copyright © 2023 Bibliomed, Inc.

Faça o seu comentário
Comentários