Notícias de saúde

Insulina não tem efeitos sobre risco cardíaco

14 de junho de 2012 (Bibliomed). Estudo apresentado no 72st Scientific Sessions – American Diabetes Association, que ocorreu de 08 a 12 de junho, na Philadelphia, nos Estados Unidos, mostrou que a injeção diária de insulina não aumenta o risco de ataques cardíacos.

Realizado pela Universidade McMaster, no Canadá, o estudo envolveu mais de 12.500 pessoas nos primeiros estágios de diabetes tipo 2 que receberam uma injeção diária de insulina glargina ou de insulina convencional, ou ainda não receberam insulina, por um período de 6,2 anos. Os pacientes que receberam insulina tiveram os níveis de glicose na faixa normal (90-94 mg/dl) durante toda a duração do estudo.

Segundo os especialistas, estudos anteriores sugeriam uma relação entre o uso de insulina e um aumento do risco de ataques cardíacos e acidentes vasculares cerebrais, além de aumentar a predisposição a vários tipos de câncer. Contudo, ninguém havia examinado os impactos do uso da insulina a longo prazo.

O estudo atual não apontou aumento no risco de problemas cardíacos, acidente vascular cerebral ou tipos de câncer nos pacientes que utilizavam insulina.

Fonte: UPI, 13 de junho de 2012

Copyright © 2012 Bibliomed, Inc.

Faça o seu comentário
Comentários