Notícias de saúde

Gonorreia intratável pode se espalhar pelo mundo

12 de junho de 2012 (Bibliomed). A gonorréia é uma doença bacteriana sexualmente transmissível que afeta o trato urogenital e pode levar à infertilidade. A progressão da doença, que atinge cerca de 106 milhões de pessoas no mundo por ano, se dá, principalmente, pela presença de portadores assintomáticos, o que faz com que muitos não procurem tratamento.

Segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS) uma variante da bactéria que causa a gonorreia pode se espalhar pelo mundo em pouco tempo. O agravante é essa variante não responde ao tratamento disponível.

Atualmente, o tratamento inclui o uso de medicamentos como penicilina, tetraciclinas e quinolonas. Contudo, a Neisseria gonorrhoea (bactéria responsável pela contaminação por gonorréia) pela já desenvolveu resistência a várias dessas drogas.

A nova variante da Neisseria gonohhoeae é chamada H041 e foi registrada pela primeira vez no Japão em 2008.  De acordo com a OMS, milhões de pessoas com doenças venéreas estão sob risco de se contaminarem e ficarem sem tratamento.

"Os dados disponíveis mostram apenas a ponta do iceberg. Sem uma vigilância adequada, não saberemos o grau de resistência à gonorreia, e sem pesquisas de novos agentes antimicrobianos, em breve poderá não haver nenhum tratamento eficaz para os pacientes," afirma Manjula Lusti-Narasimhan, responsável da OMS por saúde reprodutiva.

Para evitar o contágio, é fundamental usar preservativo nas relações sexuais e procurar um médico ao notar sintomas como: sensação de queimação ou dor ao urinar; vontade freqüente de urinar; vorrimento turvo e denso do pênis; corrimento vaginal turvo, amarelo com odor desagradável; dor de estômago (nas mulheres); sangramento menstrual anormal; ânus ou reto inflamados (após relação sexual anal); inflamação de garganta (após relação sexual oral); dor no escroto ou testículos.

Fonte: Diário da Saúde, 07 de junho de 2012

Copyright © 2012 Bibliomed, Inc.

Faça o seu comentário
Comentários