Notícias de saúde

Anti-inflamatórios não esteróides podem prevenir câncer de pele

31 de maio de 2012 (Bibliomed). A aspirina e outros analgésicos anti-inflamatórios como o ibuprofeno, podem diminuir os riscos de desenvolvimento de alguns tipos de câncer de pele.

Pesquisadores analisaram dados médicos do norte da Dinamarca desde o ano 1991 até 2009 que incluíam 3.242 diagnósticos de melanoma maligno (o tipo mais mortal da doença), 1.974 diagnósticos de carcinoma de células escamosas e 13.316 de carcinoma basocelular. O estudo incluiu também dados de 178.655 pessoas que não sofriam de nenhuma forma da doença.

De acordo com as informações coletadas, pacientes que tinham prescrições de dois ou mais medicamentos anti-inflamatórios não esteróides tinham riscos 15% menores de desenvolverem carcinoma de células escamosas e riscos 13% menores de desenvolverem melanoma maligno, especialmente quando esses medicamentos eram consumidos a mais de sete anos ou com alta intensidade.

“Nós esperamos que o potencial de efeito protetor dos anti-inflamatórios não esteróides contra o câncer inspirem mais pesquisa na prevenção do câncer de pele. Além disso, esse potencial de efeito protetor contra o câncer deveria ser considerado na discussão dos benefícios e danos do uso (desses medicamentos)”, explica a pesquisadora Sigrún Alba Jóhannesdóttir, da Universidade Arhus na Dinamarca.

A pesquisa foi publicada no periódico Cancer, da American Cancer Society.

Fonte: Live Science, 29 de maio de 2012 

Copyright © 2012 Bibliomed, Inc.

Faça o seu comentário
Comentários