Notícias de saúde

Consumo de álcool está ligado à origem de vários tipos de câncer

10 de setembro de 2021 (Bibliomed). O consumo de álcool é um importante fator de risco para vários tipos de câncer, incluindo câncer da cabeça e pescoço (boca, faringe, laringe), esôfago e intestinos - bem como as ligações mais amplamente conhecidas para câncer de mama e de fígado - de acordo com um novo estudo financiado pela World Cancer Research Fund (WCRF), e publicado na Nature Communications. O estudo também descobriu que o aumento do consumo de café estava associado a um menor risco de desenvolver câncer de fígado e carcinoma basocelular da pele.

O estudo analisou dados de 860 revisões (metanálises) de estudos publicados, que exploraram a associação entre a ingestão de alimentos e nutrientes e o risco de desenvolver ou morrer de 11 tipos de câncer diferentes, incluindo aqui a ingestão de bebida alcóolica.

O consumo de laticínios, leite, cálcio e grãos integrais estão inversamente associados ao risco de câncer colorretal. O consumo de café está inversamente associado ao risco de câncer de fígado e carcinoma basocelular da pele.

O café é uma das bebidas mais consumidas em nível global e acredita-se que os efeitos benéficos do consumo do café podem ser devido às propriedades antioxidantes e anti-inflamatórias que podem proteger contra doenças desencadeadas por inflamação como o câncer.

Fonte: Nature Communications. DOI: 10.1038/s41467-021-24861-8.

Copyright © 2021 Bibliomed, Inc.

Copyright © 2021 Bibliomed, Inc.

Faça o seu comentário
Comentários