Notícias de saúde

Fraqueza de suporte da cabeça e pescoço aos 6 meses de idade pode indicar autismo

24 de maio de 2012 (Bibliomed). Uma nova pesquisa pode determinar um novo sintoma para o autismo: controle fraco de cabeça e pescoço aos seis meses de idade.

A pesquisadora Dr. Rebecca Landa, do Instituto Kennedy Krieger (nos Estados Unidos) examinou 40 crianças entre 5,6 e 10 meses de idade que estavam no grupo de alto risco para autismo devido a fatores genéticos (tinham um irmão com a doença). Eles avaliaram se a cabeça dos bebês mantinha um alinhamento com a coluna.

Um grupo de 20 crianças foi testado aos 6, 14 e 24 meses. Desses indivíduos, 90% dos que foram diagnosticados com a condição apresentaram o problema de alinhamento entre cabeça e coluna. 54% dos que se encaixavam nos critérios de atraso de comunicação e interação social também tinham essa característica e 35% que não tinham atrasos ou autismo tinham dificuldade de manter o suporte da cabeça no exame inicial.

O segundo grupo de 20 crianças foi examinado apenas aos 6 meses de idade. Dentre elas, 75% dos bebês de alto risco apresentavam o problema, comparados a 33% dos de baixo risco.

Os resultados encontrados pela Dr. Landa e sua equipe indicam que o controle de cabeça e pescoço da criança pode ser um sinal de que ela possa desenvolver alguma condição de desordem do espectro autista.

A pesquisa foi apresentada na International Meeting for Autism em Toronto, no Canadá.

Fonte: Live Science, 22 de maio de 2012

Copyright © 2012 Bibliomed, Inc.

Faça o seu comentário
Comentários