Notícias de saúde

Exames de sangue podem diagnosticar depressão

18 de abril de 2012 (Bibliomed). Exames de sangue podem acusar que algo não está bem no organismo da pessoa, sendo um dos passos iniciais do processo de diagnóstico. Mas será possível que esse exame também indique distúrbios psicológicos?

Pesquisadores estão desenvolvendo estudos que buscam diferenciar amostras de sangue de pessoas deprimidas das de indivíduos que não estejam sofrendo da doença.

Uma pesquisa recente, desenvolvida na Universidade Northwestern (EUA), identificou 11 químicos que, quando presentes no sangue, podem indicar fases iniciais da depressão. Em um experimento, eles foram encontrados em níveis diferentes em adolescentes com a doença e em jovens saudáveis.

A descoberta pode mudar a forma como a depressão é diagnosticada. O psiquiatra ainda seria necessário, mas o exame poderia facilitar a descoberta do problema do paciente. Atualmente, o diagnóstico é feito através de testes subjetivos e declarações do paciente quanto aos seus sintomas.

O exame poderia também facilitar a superação da doença, se um familiar ou médico preocupado com o paciente pedisse que o exame fosse feito, aliviando o fardo do processo do diagnóstico durante uma fase difícil da vida da pessoa.

A pesquisa sobre adolescentes foi publicada no periódico Translational Psychiatry.

Fonte: Live Science, 17 de abril de 2012

Copyright © 2012 Bibliomed, Inc.

Faça o seu comentário
Comentários